Se você tem vontade em estudar algum instrumento e não tem ideia alguma sobre o que aprender, não se preocupe! Nossos professores são treinados para oferecer um conteúdo gradativo para o desenvolvimento do seu novo hobby.
Nosso material didático é composto por diversos métodos tradicionais e modernos e também enriquecido por conteúdo desenvolvido pelos próprios professores que escrevem e editam com exclusividade qualquer música que o aluno deseje tocar, mesmo se não existir material publicado (partitura, cifra ou tablatura). De maneira geral, o formato das aulas é concebido em prol do desenvolvimento técnico-musical, compreensão da linguagem musical e formação de repertório. Estes aspectos abrangem, os conceitos de Teoria Musical, a habilidade de tocar e conhecimento da literatura do instrumento.
O curso preparatório tem o objetivo de capacitar o aluno para o ingresso em universidades como UFMG, UEMG, UFOP, UFSJ e demais faculdades de Música no Brasil e no exterior. Nosso primeiro contato com o aluno interessado no curso preparatório para o vestibular acontece através de uma entrevista, que agendamos previamente, para uma análise do nível de conhecimento do aluno, a modalidade do vestibular, a(s) universidade(s) pretendidas e o tempo de preparação até o dia da prova.
Sobre o Conteúdo
Na maioria dos vestibulares de música no Brasil é exigido dos candidatos um conhecimento básico que permeia as disciplinas de Percepção Musical e Teoria Geral da Música, além da habilidade no instrumento escolhido. De maneira geral, os cursos oferecidos pelas faculdades são: bacharelado, licenciatura, educação artística, música popular brasileira e musicoterapia. O processo seletivo consiste em 1 prova de Teoria e Percepção Musical (para todos os cursos) e 1 prova de instrumento (bacharelado; licenciatura; música popular brasileira) além do ENEM.
A #Bravo oferece aulas semanais das duas disciplinas, Teoria e Percepção Musical e instrumento com o objetivo de habilitar o candidato para as provas de habilidade específicas, citadas acima.
Teoria e Percepção Musical
O conteúdo das nossas aulas é baseado em editais elaborados pela UFMG, USP, UEMG, UFOP e UFSJ, podendo ser adaptado para outros processos seletivos no Brasil e no exterior. O curso consiste em estudar os conceitos de Teoria Geral, tais como:
- Propriedades do som e seus parâmetros.
- Harmonia – acordes; cadências e funções.
- Melodia – escalas
- Notação Musical
- Elementos de expressão da tradição europeia.
- Ornamentação, texturas, tonalidades, transposição, entre outros.
E também em desenvolver as habilidades:
- Leitura Rítmica – Ação combinada
- Leitura melódica – Solfejo
- Percepção – reconhecimento dos parâmetros musicais, por meio da escuta, em obras musicais de diversos estilos, épocas e tradições.
- Ditado
Instrumento
O conteúdo das aulas de instrumento é traçado de acordo com o vestibular almejado pelo aluno devido às especificidades de cada segmento. Cursos como Bacharelado, Licenciatura, Música Popular, Educação Artística e Musicoterapia possuem exigências diferentes. Portanto, as abordagens no instrumento variam entre:
- Desenvolvimento técnico
- Leitura e compreensão dos aspectos rítmicos e melódicos do discurso musical
- Interpretação e expressividade – elementos de articulação, dinâmica e agógica
- Composição e arranjo
- Performance e execução
- Improvisação
Observação: Todos estes aspectos são aplicados no repertório/programa correspondente ao curso escolhido pelo aluno.